Marvão

Castelo de MarvoAlcandorado num rochedo de granito de cerca de 850m de altura, Marvão oferece uma deslumbrante vista sobre a envolvente da Serra de São Mamede.

Não menos importante, por causa da sua boa posição estratégica, perto da fronteira com a Espanha, sobre ameaças constantes do poderoso vizinho, as fortificações foram-se desenvolvendo ao longo dos séculos. Consequentemente, Marvão olha para uma história rica em acontecimentos.

A vila tem desenvolvido grande interesse turístico nos últimos anos. Marvão foi referenciado no livro do New York Times best-seller – “1000 Places to see Before you Die – 1000 lugares a visitar antes de morrer”. “Sobre o Distrito (Marvão) paira uma atmosfera muito antiga” escreveu uma vez o autor Huldine V. Beamish nos anos 50. Se trilhar a pé ou montado a cavalo ao longo dos caminhos de pedra íngremes, não ficaria surpreendido, se de repente se cruzar com um mercador fenício ou um soldado romano. Afinal, você está numa paisagem que estimula a sua imaginação.

Marvão com vista para Espanha

História

Desde a Idade da Pedra que este lugar é habitado por pessoas. Ibero-celtas tiveram que se dar por derrotados a partir do 2 º Século AC. pelos romanos.
Achados romanos deste período comprovam o intensiva exploração agrícola desta área. Nas escavações da cidade Ammaia, perto de São Salvador da Aramenha, pode obter uma visão alargada deste período. Traga tempo consigo e de preferência reserve uma visita guiada.

Após o fim da era Romana, os mouros tomaram conta da península Ibérica em 711. Em 884 Ibn Marwan (Bem Marvão) constrói a fortaleza e a vila, que ainda hoje tem o seu nome.

Marvão volta para a soberania portuguesa em1226, mas foi, continuamente palco de confrontos violentos, consequência da guerra de sucessão espanhola, das invasões napoleónicas até à guerra civil portuguesa em 1834.

O castelo de Marvão

Cultura e Pontos Turísticos

Entre os mais relevantes monumentos de Marvão, encontra-se o castelo, as muralhas envolventes e as suas fontes de água. No seu centro, diversos edifícios sacrais estão classificados como património de interesse público, aliás, como o centro histórico no seu todo.

O Museu da Cidade está albergado na antiga igreja de Santa Maria e expõe uma vasta amostra de arte sacra, etnológica e arqueológica da região.

Foram criados trilhos e caminhos temáticos em torno de Marvão e da Serra de São Mamede.

Aos nossos membros podemos oferecer visitas guiadas à vila, passeios temáticos a cavalo ou em carros clássicos.

Motor Club's MGB em Marvão


Apoio

Precisa de ajuda ?

A equipa de apoio da Memória de Records Club comprometem-se a oferecer-lhe apoio rápido e de qualidade.